sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Como manter seu vestido de noiva limpinho

Se você aproveitou a dica que dei aqui para comprar o seu vestido de noiva ou se você ainda pensa em comprá-lo para após o casamento guardar de recordação, fazer um trash the dress caprichado, revender ou até mesmo repassar para uma pessoa especial, nada mais "digno" que ensiná-las a mantê-lo longe do mofo e, consequentemente, do indesejável amarelamento.

O bolor ou mofo são as denominações mais comuns usadas para definir os fungos filamentosos, que vivem principalmente em lugares úmidos e escuros. Os bolores, para quem não sabe, se formam em alimentos velhos (como pão), frutas podres, couro, madeira, papel e muitos outros materiais, inclusive no seu vestido lindo e belo que você guardou em casa com carinho. Por isso, cuidado onde irá colocá-lo!

De acordo com o vendedor da Casa Assuf, não há problema nenhum em manter o vestido guardado em casa por muito tempo (como eu, que só irá casar em 2014). Para isso, o ideal é mantê-lo na própria embalagem que a loja lhe forneceu, que normalmente é uma capa de TNT (tecido não tecido), um material poroso que permite que o tecido respire.  Caso, você não tenha uma, ele também pode ser conservado em uma caixa de papelão ou prolipropileno. Outro truque bastante recomendado é colocar o vestido envolto em papel celofane ou plástico azul, o que protege também. Porém, em todos os casos é preciso retirar o vestido do local armazenado para que ele possa respirar e, se ele estiver no papel ou plástico, isso deve ser feito pelo menos umas três vezes ao ano. 

Pós-casamento

Após o big day, recomendo que seu vestido seja lavado imediatamente. Porque, por mais que você tenha cuidado, ele pode estar suado (se você for uma dessas noivas que se joga na pista) ou até mesmo com o cheiro do seu perfume. Portanto, esse procedimento é inevitável. O que os profissionais indicam é o seguinte: se o vestido for de um tecido mais puro, sem composição sintética, ele deve ser lavado a seco. Entretanto, a lavagem a seco não retira a sujeira mais profunda, por isso a noiva pode lavar a calda, que normalmente é o que suja mais, em sua própria casa. E como fazer isso? Coloque o vestido pendurado acima da altura do tanque e esfregue a sujeira com Veja Multiuso (tem que ser esse porque os outros não resolvem), depois jogue a água, de forma que a água suja vá caindo no tanque. Depois disso, pode tirar o restante da sujeira com sabão de glicerina. Após essa primeira lavagem, pode levar para a lavanderia e pedir para lavar a seco.

Aqueles que possuem tecidos mais sintéticos podem ser lavados na água, porém em lavanderias também especializadas em vestidos de noivas (peloamordeDeus). E, claro, se possível, sempre peça uma indicação de alguma noiva que já tenha usados os serviços do local.

Ah, e lembre-se: além disso tudo, os vestidos devem sempre vir com etiquetas com instruções de cuidados na lavagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Além de ajudar a melhorar o conteúdo do blog, seu comentário pode ser muito útil para alguém.