terça-feira, 19 de novembro de 2013

O que aprender com os preparativos do casamento



Aprender a planejar - Uma festa de casamento precisa de muito planejamento. É como uma espécie de investimento em longo prazo. Ou seja, você define o orçamento e vai trabalhando cada escolha baseado nele. Nessa fase você terá que pesquisar, comparar fornecedores, tirar dúvidas, solicitar indicações, encarar imprevistos etc. Assim acontece com qualquer outro sonho que queiram realizar futuramente. Exemplo: Se desejam viajar pela América Latina, terão que elaborar roteiros, analisar locais para hospedagem, confrontar valores de passagens...

Economizar seu rico dinheirinho - Como você estará totalmente focada no casamento, com certeza irá poupar tudo que puder para investir na festa ou naquele armário planejado que tanto está querendo para a casa nova. Essa lição é uma das mais importantes e deve ser levada para todo o resto da vida matrimonial. Economizar é muito bom! E isso é diferente de ser avarento. Lembrem sempre de fazer uma poupança com pelo menos 20%/30% do salário de vocês para que possam investir em novos projetos ou para algum momento mais emergencial.


Lidar com as finanças - Durante os preparativos, controlamos o orçamento, negociamos prazo e descontos, efetuamos pagamentos e aprendemos a fazer planilhas (eu sou “aloka” do Excel). Tudo isso é um excelente aprendizado, já que um dos maiores motivos de brigas conjugais é por causa do dinheiro. Por não gostarem de finanças, muitos casais não sabem organizar os rendimentos e gastos e é aí onde a vaca vai para o brejo. Por isso, aproveite esse período para tomar gosto pela coisa e, claro, converse abertamente sobre finanças com o noivo. Se necessário, definam até mesmo quem irá ficar responsável por cada despesa que terão depois de casados. 

Ser flexível - Muitas vezes você cairá na real de que nem tudo é como você quer, seja porque não deu para contratar aquele fornecedor dos seus sonhos ou até mesmo porque o seu noivo não quer passar a lua de mel no local que escolheu. Então, desde já você vai aprendendo que precisa ser flexível e pensar em outras alternativas/ abrir mão de algumas coisas. Dialogue com seu noivo e ouça opiniões de pessoas importantes para vocês!

Tomar decisões - Se você é uma pessoa que posterga ou não gosta de tomar muitas decisões, você terá que lidar com isso em todos os momentos dos preparativos para o casório. Você terá que ter decisões firmes sobre qual buffet contratar, quais docinhos serão escolhidos, quem ficará de fora da lista de convidados, qual modelo de vestido escolher, etc. Isso será muito bom porque a vida de casado também requer essa habilidade constantemente. 


Cuidar da beleza e da saúde - Toda noiva quer estar radiante no grande dia. Com isso, não mede esforços e passa ir mais ao dentista, frequenta a academia, cuida da alimentação, da pele, do cabelo... Porém, você não quer “embarangar” depois de casada, né? Então, todos esses cuidados devem ser levados para a rotina do casal. Mesmo que o tempo esteja mais corrido com os novos afazeres domésticos, isso não é desculpa! Aproveitem aquele tempo livre para fazer uma caminhada, por exemplo. Assim, você ainda contagia o maridão. Rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Além de ajudar a melhorar o conteúdo do blog, seu comentário pode ser muito útil para alguém.