segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Fique alerta para a acessibilidade em seu casamento

Já tem um tempo que eu venho pensando nessa questão, mas o episódio que ocorreu sábado (18/01) "foi a gota d'água" para eu escrever esse post...
 
Tenho uma tia cadeirante e semana passada fomos a uma festa de aniversário de uma pessoa da família em um salão de festas aqui do Rio de Janeiro. Já na entrada, tinha um degrau e a cadeira da minha tia teve que ser suspensa. Até aí, ok. Deu para passar. A droga mesmo foi quando ela sentiu vontade de ir ao banheiro! O local que dava acesso para o toalet era um corredor apertado, mas até dava para passar com jeitinho. Porém, logo após a porta de entrada, tinha uma parede em que era impossível contornar. Imaginem a situação! Minha tia apertada começou a reclamar que isso era um absurdo e que queria falar com a administração da casa... Depois de alguns minutinhos, sai um homem do banheiro masculino e pergunta o que está acontecendo. Quando relatamos, ele informou que no banheiro deles era tranquilo passar com a cadeira. Conclusão: tivemos que colocar uma pessoa vigiando a porta. Além disso, ela teve uma certa dificuldade porque o lugar não tinha nenhuma barra em que ela pudesse segurar.

 
No Brasil, existe a Lei Nº 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, porém muitos pontos desta lei não são cumpridos nas vias e construções públicas. Imaginem nos salões de festas! Por isso, se você quer evitar que seu convidado passe por um contrangimento em sua festa, analise bem a sua lista e certifique-se se não tem ninguém com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida (gestantes, idosos, obesos e pessoas com deficiência temporária adquirida). Caso tenha, sigas as dicas abaixo para achar o local ideal para o seu casório:

- O local deve ter rampas de acesso com largura ideal e inclinação adequada;
- Banheiros com portas largas, barras de apoio e pias rebaixadas são indispensáveis;
- Fraldários também são importantes;
- No caso de obesos, o local deve ter cadeiras apropriadas para pessoas nessa condição;
Se houver convidado com deficiência auditiva, verifique a possibilidade de incluir tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais);
- Caso tenha convidados com deficiência visual, você pode solicitar que alguém fique próximo à essa pessoa relatando os detalhes visuais.

Lembre-se: o casamento não deve ser só bonito e legal, mas também deve oferecer o mínimo de conforto possível para os seus convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Além de ajudar a melhorar o conteúdo do blog, seu comentário pode ser muito útil para alguém.