terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Quando cai a ficha

Estou sumida, né? Pois é... As responsabilidades com a reta final do casamento, e mais a organização do chá de panela estão tomando todo o meu tempo. Mas dei um jeitinho de vir aqui correndo contar a nova para vocês: dei entrada nos papéis para realizar o casamento no civil.

Eu e o noivo não sabemos ainda quem irá celebrar o nosso casório (temos duas opções de pastores). Por isso, NÃO optamos por fazer o casamento religioso com efeito civil (achamos muito trabalhoso e, ainda teria que reconhecer firma do pastor que a gente ainda nem escolheu). Com isso, vamos nos casar lá mesmo no cartório e depois vamos apenas realizar a cerimônia para receber a benção.
 
Quando o William esteve no cartório dias antes, informaram para ele que o valor era de R$760,00  e pediram para levar original e xerox do RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência (de ambos os noivos). Já das testemunhas, solicitaram, também com cópia, RG, CPF e comprovante de residência. Pelo que tenho visto, parece que cada cartório faz o que bem quer e exigem coisas diferentes. Logo, a primeira dica é: perguntem e anotem o que o cartório disser para vocês. Não se baseiem em informações da internet.

Outra coisa, no papel que eles deram não falaram nada de abrir firma das quatro pessoas (e não serve se você já tiver firma em outro que não seja onde você está dando entrada na habilitação do casamento) e autenticar as cópias dos documentos. Então, ainda bem que levamos duas cópias de cada documento (porque senão a gente teria que tirar lá e sabe quanto iriam cobrar por umas xerox, né?) e sorte também que levamos dinheiro de sobra porque acabou dando uma diferença de R$20,00. Mais uma diquinha: levam quatro canetas. Do contrário, terão que ficar aguardando as pessoas usarem as do cartório e repassar. E como tem gente lerda!

Enfim, apesar dessa parte burocrática ser um pouco chata, somente quando você vai ao cartório é que começa a cair a ficha e você pensa: "Cara, eu vou casar!". E quando perguntam se você vai querer mudar o sobrenome? É tão estranho e, ao mesmo tempo, bom porque você sabe que está chegando o grande dia. Saímos de lá brincando um com o outro dizendo que agora não dava mais para fugir porque já estava pago. rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Além de ajudar a melhorar o conteúdo do blog, seu comentário pode ser muito útil para alguém.