quarta-feira, 16 de julho de 2014

Como montar, o que inserir e como divulgar a lista de presentes do casamento




Há casais que não gostam de fazer lista de presentes de casamento porque pensam que estão “obrigando” os convidados a comprarem algo. Os especialistas dizem que não há problema nenhum nisso. É normal presentear quem gostamos, ainda mais em ocasiões especiais! Além disso, a lista também facilita a vida dos que querem prestigiar o casal porque saberão exatamente daquilo que precisam e como é o gosto deles. O maior problema de uma lista de presente de casamento, muitas vezes, está na forma da sua divulgação e no que se acrescentar nela. Vamos ver algumas dicas?

Quem escolhe os itens da lista
É importante que o casal se reúna para escolher os itens que irão compor a lista de presentes, já que assim poderão unir as preferências e gostos de cada um. Dessa forma, a lista fica equilibrada com os desejos de ambos (até mesmo porque irão compartilhar de quase tudo na casa).

Perfil dos convidados
Ao escolher os itens da sua lista de casamento atente-se para o padrão de vida dos seus convidados. E mais: ao seu também! Fica chato quando você não dá presentes caros, mas que pedir aquela batedeira Kitchenaid Stand Mixer caríssima, né?! Agora se você é uma pessoa “phina”, meu bem, tá liberada, por exemplo, aquela lista chiquérrima na H.Stern Home ou na Roberto Simões. rsrs
O ideal é que a lista não tenha presentes nem tão baratos (geralmente eles são pedidos no chá de panela) e nem aqueles muito caros. Uma lista democrática não tem erro nunca! Presentes entre R$50 a R$500 atendem a todos os públicos.

Posso colocar eletrodomésticos?
Quem compra os itens mais caros para uma casa (geladeira, fogão, freezer, máquina de lavar louça, etc) ou é o casal ou a família ou os padrinhos. Raramente um convidado “comum” vai te dar uma TV led de 50’, não é mesmo? Então, não é legal colocar na lista. Essas pessoas mais próximas, com certeza, irão perguntar o que você ainda não possui ou até mesmo vão pedir para que o casal escolha. Além disso, quem optou por casar foi o casal, então não é bacana dar a sensação de que serão seus convidados que vão montar a casa de vocês. Isso é um pouco deselegante. Portanto, acrescente na lista os eletroportáteis, que são cafeteira, purificador de água, grill, ventilador e outros.

Foquem no principal
Essa dica vale ouro: não coloque na lista itens que pouco irá usar. Lembre-se: os espaços estão cada vez mais reduzidos. Dê prioridade para utensílios de uso diário como: jogo de panelas, aparelho de jantar, faqueiros, roupas de cama... Pense o seguinte: eu devo pedir uma torradeira? Com que frequência como torradas?

Regras das lojas
Fique ligada nas regras das lojas porque cada uma tem um método. Em umas você recebe o próprio presente e em outras tudo é convertido em crédito. Algumas dão uma percentagem de bônus (de acordo com o valor que foi comprado de presente)... Entretanto, analise também a melhor possibilidade para o seu convidado. Dá para comprar online e na loja física (os mais velhos sempre preferem ver e comprar pessoalmente)? Dá para parcelar sem juros? Cobra frete a parte?
 
Como divulgar a lista
Nunca, jamais e em tempo algum dê conhecimento da lista de presentes antes de entregar os convites formais. É chato. Isso sim dá a impressão de que você está “obrigando” as pessoas te darem presente. Parece que o casal está desesperado para ganhar algo. A lista de presentes deve vir em uma tag/cartão junto com o convite em si (quando os noivos não fazem site) ou apenas divulgada no site dos noivos posteriormente (você coloca o endereço do site no convite e o convidado acessa o menu da lista para ver mais informações). Logo, os convidados ficam sabendo da lista uns dois meses/dois meses e meio antes do casório.

Agradecimento
É carinhoso enviar um cartão de agradecimento para os seus convidados. Porém, sabemos que essa tarefa requer tempo ou ter alguma assessoria que faça esse tipo de serviço. Entretanto, como o mundo está moderno, você pode também enviar e-mail agradecendo da mesma forma e deixar os cartões apenas para aquelas pessoas que você sabe que ainda não são "conectadas"
.

Elaborei uma listinha com sugestões de coisas que irão precisar para uma casa nova e indiquei quais são adequados colocar na lista do casamento. É só clicar aqui.

3 comentários:

  1. Essas dicas são essenciais!
    Eu e meu noivo faremos a lista e colocaremos no nosso site, pois eu acho indelicado colocar a tag no convite!
    Também no site nós colocaremos as cotas de lua-de-mel que será nossa preferência, pois já moramos juntos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Senti tanta saudades do meu casamento *-*

    ResponderExcluir

  3. Gostei muito do seu blog !
    Eu já comprei três vezes na loja.Doce Lar ,gostei muito das roupas de cama,
    Inclusive presenteei a minha amiga que casou semana passada. Esta e uma dica que eu dou para as mulheres que gosta de roupa de cama com preço bom .
    http://www.roupadecamaa.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Além de ajudar a melhorar o conteúdo do blog, seu comentário pode ser muito útil para alguém.