domingo, 5 de outubro de 2014

Tudo que não te contaram sobre decoração – Parte I




Uma das maiores surpresas entre os orçamentos que vocês recebem do casamento é relativa ao valor da decoração. E por quê? Simplesmente porque os noivos não têm idéia de como funciona e quanto custa cada item que pode compor uma décor. 

Primeiramente, eu quero explicar que existem dois tipos de decoração para uma festa: a pacotão e aquela em que você contrata uma decoradora/designer de eventos para elaborar. A primeira, geralmente, é oferecida pela própria casa de festas. A décor pacotão não costuma ser criativa. Ou seja, a pessoa está acostumada a usar há cinco anos os mesmos vasos nas mesas dos convidados, então dificilmente vai mudá-los para agradar um casal específico. Além disso, normalmente, o casal vai descobrindo que tudo que tem de melhor na decoração da casa (que você viu lá nas fotos que te mostraram) é um item a ser pago como “extra” ou foi o próprio cliente que levou para complementar a decoração. Logo, não estava incluso no combo local + buffet + décor.

No pacotão quase sempre você escolhe uma combinação de cor e a equipe que trabalha lá vai te dar umas opções de toalhas, vai te perguntar se você gosta de móveis brancos ou rústicos (isso é se tiver os dois) vão usar flores “da estação” nos arranjos florais (nada de esperar hortências, suculentas, tulipas e cia), colocar a tradicional passadeira vermelha na nave e por aí vai... É como uma combinação feijão com arroz. rsrs

Já a decoradora/designer de eventos costuma cobrar um valor pelo trabalho dela em si (projeto, assessoria, montagem e desmontagem) e todos os itens vão sendo fechados diretamente com os fornecedores. Claro que sempre com a orientação dela e direcionando para o estilo de decoração que foi escolhido. No início, ela faz uma reunião com o casal, visita o local do evento, avalia o tipo de cerimônia e recepção que estão querendo, determinam o budget para a decoração e assim a coisa vai fluindo...

Engana-se quem acha que com esse método terá mais trabalho, pois como mencionei anteriormente, tudo é feito com a orientação da decoradora. Nenhum cliente vai sair por aí procurando por conta própria, por exemplo, onde alugar os móveis. A profissional é que vai levantar os orçamentos e apresentar ao cliente para que juntos decidam qual é o mais adequado para o projeto. Sem contar que essa opção permite direcionar melhor o seu investimento. Você pode economizar nas velas e gastar mais com flores ou pode economizar nas bandejas e alugar lustres poderosos... Enfim, coisa que não acontece na decoração pacotão porque raramente abrem para você o quanto custa cada coisa, afinal desse modo você também não saberá quanto estão levando de lucro. Sacou?

* Na segunda parte do texto irei falar mais de pontos importantes para a decoração, noção de valores, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Além de ajudar a melhorar o conteúdo do blog, seu comentário pode ser muito útil para alguém.