quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A escolha da cerimonialista ideal

Escolher uma boa cerimonialista/assessora não é uma tarefa tão difícil como muitas noivas pensam. Entretanto, se você não fizer uma escolha de maneira certa, irá pagar para se aborrecer.  Eu diria que é apenas uma questão de feeling e de ter algumas malícias antes da contratação. Por isso, vou contar um pouquinho do contato que tive com duas profissionais distintas (em postagens separadas) e dar algumas dicas para vocês.

A primeira que procurei foi uma pessoa que organizou o próprio casamento e depois passou a trabalhar na área. Eu a acompanhava através do blog dela desde 2008, quando, se não me engano, ela ainda estava nessa fase. Passado esses 4 anos e vendo que as decorações que ela faz são muito bonitas, resolvi enviar o seguinte e-mail abaixo:

Olá, C- - - - - -a!

Primeiramente, quero dizer que acompanho você desde a época em que você criou o seu blog e ainda estava preparando o seu casamento. Admiro muito o seu trabalho e a forma como você demonstra trabalhar com dedicação para ver as noivas satisfeitas.

Bom, pretendo me casar em 2013 ou, no máximo no início de 2014. Mas já estou super preocupada com a festa. Primeiramente, porque não posso gastar uma fortuna com a comemoração, pois a nossa prioridade é comprar um imóvel e, pelo que tenho visto, parece milagre conseguir um casamento por menos de R$30 mil.

Diante disso, gostaria de saber como você divide o seu trabalho, porque parece que tem a parte de decoração e a de cerimonial, e os valores.

Desde já, obrigada! Beijos

Então recebo a seguinte resposta:

Oi, Juliany, td bem!?
Desculpe a demora, mas estava de ferias!

Seu orçamento e mto apertado. Acho quase impossível.. :S

Vou te dar uma idéia de como funciona o meu trabalho. O email ficou um pouco longo, mas o meu trabalho é bem personalizado e detalhado, e fica complicado não explicar direitinho como funciona...

Bom, não vou nem colocar o e-mail dela na integra porque esse post ficaria ainda mais longo, porém acho que vocês perceberam, em primeiro lugar, que ela nem sequer disse um “obrigada por gostar do meu trabalho”. E a segunda coisa que me deixou mais p#t@ da vida foi ela não ter perguntado em nenhum momento para quantas pessoas seria o meu casamento, onde seria, que estilo de festa eu busco e já dizer que o orçamento era apertado! E se eu fosse um mini wedding na minha casa? E se eu fosse fazer uma festa em que eu ganharia um monte de coisas? Depois dessa, eu nem respondi mais e concluí que existem profissionais que ou são muito mal educados ou simplesmente fazem isso para descartar logo os pobres mortais e segmentar o público-alvo apenas para as classes A e B. Talvez, no caso dessa pessoa sejam as duas coisas porque quando estava procurando locais para o meu casamento, descobri que ela estava banida de trabalhar lá e depois fui saber que era por tratar mal várias pessoas, inclusive o dono.

Ah, e que fique claro que não estou aqui para detonar ninguém. Apenas para relatar casos que já aconteceram comigo e que eu não gostaria que outras pessoas passem pelo mesmo. E principalmente, para que esses fornecedores saibam que o mercado está cheio de profissionais bons e que eles só perdem com esse tipo de atitude.

Um comentário:

  1. Nossa esse tipo de gente não pode esquecer que o sucesso depende de seus clientes, eu recebi emails surreais, outros nem me responderam se quer, eu imagino quem vc tá falando ela inclusive deu uma selecionada nas clientes dela..bjs e boa sorte na sua saga.

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