quarta-feira, 8 de maio de 2013

Saiba porque um bom vídeo de casamento não é barato

Antes de conversar com o Flávio Jobim, um profissional muito atencioso, e de saber detalhes do trabalho de um videomaker, eu só conseguia perguntar diante dos orçamentos que recebia: “Por que um vídeo de casamento custa tão caro?”. Dizia caro para o meu bolso, pois pode ser que muitos paguem um valor, que pelas minhas pesquisas constatei que é a partir de R$4 mil, sorrindo à toa.  Ah, que fique claro que estou falando dos BONS trabalhos na minha visão. OK?

Pois então... Vídeo e Foto sempre foram prioridade no meu orçamento e eu não queria correr o risco de contratar profissionais que fossem deixar furo comigo ou que me entregassem um material que eu não tivesse prazer de olhar daqui a 10, 20, 30 anos. Foi então que eu recebi a indicação dele, pedi orçamento e marquei uma conversa pessoalmente (fui com o meu noivo e fomos MUITO bem recebidos pelo Flávio e pela esposa Rejane, que é assistente dele).

O Flávio falou detalhadamente de como um vídeomaker trabalha e, realmente, constatei que não é possível cobrar “barato” por um vídeo com qualidade e dinâmico. Antes, esse item tinha um valor bem mais acessível, mas se vocês pararem para pensar, o câmera ligava a filmadora e mandava vê (praticamente no automático) e gravava até aquela sua tia com a boca cheia de coxinha. Por isso, tanta gente achava chato ter que assistir qualquer vídeo de festa. Isso, atualmente, não acontece mais. Os profissionais antenados contam a história do seu casamento com as cenas reais do que aconteceu no dia, mas também com a visão e estilo dele. E detalhe: por isso é importante ter afinidade com este profissional e não escolher somente pelo preço.

Os profissionais que cobram mais caro fazem um FILME do seu evento e, para isso, eles trabalham na data uma média de oito horas em pé. E, pós-evento, trabalham mais outras tantas horas separando o que é making of, cerimônia e recepção e depois selecionando os melhores momentos para compor o vídeo. Além disso, no caso do Flávio, ele ainda “quebra a caixola” para encontrar uma música que tenha a ver com o ritmo da festa. Como ele mesmo disse, “não dá para colocar uma música muito animada em um casório em que os convidados nem levantam da mesa, assim como não dá para colocar uma música leve e romântica em cenas que as pessoas estão descendo até o chão na pista de dança”.

Para atribuir o valor do seu trabalho, os caras que fazem vídeo levam em conta a bagagem que eles possuem (muitos estão se especializando em cinema ou fazendo cursos no exterior), se trabalham com assistentes ou não, e também o quanto que eles investem em equipamentos atualizados. Já parou para analisar quanto custa uma câmera de alta definição, lentes, trilhos, HD com grande capacidade para guardar as imagens, computadores potentes para a edição? Agora, pensa se acontecer algo com um desses aparelhos (ser furtado ou dar defeito) no intervalo de um casamento para outro... Como será que o fornecedor vai comprar outro para substituir se ele não tiver pelo menos um dinheiro em caixa ou um bom seguro?

Enfim, não estou aqui defendendo que saiam cobrando por aí “rios de dinheiro”, mas apenas compartilhando um pouco do que conheci para que vocês também entendam o outro lado da moeda.

3 comentários:

  1. Adorei as informações, afinal é bom entender porque de um valor alto, mas tudo é para uma ótima qualidade, então vale a pena!


    Bjs

    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de CasamentoClique Aqui
    ~ Sorteio com 3 Prêmios: Clique Aqui

    ResponderExcluir
  2. Eu acompanhei o trabalho do Flávio de perto em uma casamento que fui madrinha. Ainda não vi o vídeo mas posso dizer que ele foi super profissional durante o evento. Uma pena que não pude incluir o serviço dele no meu orçamento.

    ResponderExcluir
  3. Juju, eu fechei com o Flávio e posso dizer com toda a certeza que não troco ele por ninguém.

    Me caso em novembro e ele foi indicado pela minha fotógrafa que a Carla que faz dupla com o Gustavo Otero.

    Foi um dos meus melhores achados.

    Estamos bem de cinegrafista :-D

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Além de ajudar a melhorar o conteúdo do blog, seu comentário pode ser muito útil para alguém.